domingo, 27 de julho de 2008

As intenções dos jovens brasileiros

O jornal Folha de São Paulo fez uma pesquisa que analisa os jovens brasileiros. O estudo mostrou que a maior preocupação do pessoal que possui a faixa etária de 16 a 25 anos é conseguir trabalho, casa própria, constituir família e estudar. O colunista Gilberto Dimenstein destacou o fato de que o desejo do jovem já almejar uma realidade estável frente a tanta insegurança na nossa sociedade é emblemático. Essa parcela da população, antes marcada pela contestação e rebeldia, agora parece querer colocar seus pés no chão e projetar um futuro individual mais sólido, sem espaço para idealismos que se perderam em rótulos, como esquerda ou direita. Se a juventude brasileira hoje se diz "de direita", na verdade também não há mais como reconhecer a "esquerda", ou seja, muitos conceitos mudaram.





Uma mostra disso é a publicação da pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Porto Alegre. A deputada federal Manuela D'Ávila, candidata do PCdo B está no terceiro lugar, praticamente empatada com a segunda colocada, a candidata do PT Maria do Rosário.

Sim, Manu está na moda, a chamam de musa, mas ela já está na política há muito tempo e tem bastante base para estar onde está. Acredito que ela representa para os eleitores o novo, a mudança, além de ser uma menina bonita, simpática e bem-articulada. Mas ela também representa a juventude, que não consegue adquirir nenhuma forma de qualificação ou experiência, porque não consegue ingressar no mercado de trabalho. Mesmo que não seja eleita, Manuela vai pelo menos ter a oportunidade de mostrar para a sociedade seus projetos e planos, chance essa que muitos jovens atualmente não têm.





Nenhum comentário: