
Assisiti hoje na RBSTV um documentário muito legal, "Um Risco no Céu", de Rene Goya Filho, que conta a história de Carlinhos Hartlieb, um músico gaúcho que surgiu na década de 70 e fez história em Porto Alegre, junto com uma galera já bastante conhecida do público, como Nélson Coelho de Castro, Giba Giba, Raul Elwanger...
Seu estilo genuinamente hippie e suas performances ousadas cheias de personalidade me impressionaram e me deixaram muito curiosa sobre esse artista que teve seu trabalho pouco divulgado, e acabou morrendo tragicamente, aos 36 anos, assassinado em sua casa na Praia do Rosa sob circunstâncias até hoje nunca esclarecidas.

Mas o importante foi o legado que ele deixou, sua música, seus amigos que lembram dele com muito carinho e puderam nos falar mais sobre essa figura interessantíssima do cenário cultural gaúcho. Seria bom se tivéssemos hoje uma agitação artística como a daquela época, porque aqui em Porto Alegre sempre se fez entretenimento próprio de qualidade.
Vou escutar mais as músicas de Carlinhos, e parabéns ao pessoal que realizou o curta sobre ele, muito lindo. É Um Risco no Céu, e vai estar passando na Tv Com hoje, sábado dia 25 às 23hs e domingo dia 26 às 8:15h e à meia-noite; também vai passar no Canal Brasil na terça, dia 28 às 20:30h e quarta às 15h. Este curta está participando do Prêmio Histórias Curtas, que conta com a votação popular pela internet. Para votar, o link.
Um comentário:
Oi Bianca. Eu assisti o Carlinhos na Casa da Cultura que tinha na Ramiro Barcelos e também no Araújo Viana, isso lá pelos anos de setenta e poucos quando morava em Porto Alegre. Achava muito legal. Não sabia o final triste. Tem algum disco dele lançado?
Postar um comentário