sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Preservando nosso meio ambiente





Eu espero que a chegada do Obama na presidência dos Estados Unidos, signifique além de tudo uma mudança significativa no posicionamento do país na questão ambiental, decisão que influencia o mundo todo em termos de ecologia. Cada vez mais conceitos como sustentabilidade, reciclagem e preservação vão passar a fazer parte do nosso cotidiano daqui para frente.






Dia desses um programa que estava assistindo na TV relatava que 93% da mata atlântica brasileira já foi devastada, não tem mais volta. Temos que fazer mais pelo nosso mundo, pois se não fizermos será difícil nos adaptarmos às condições de vida que se anunciam, escassez de água, superaquecimento mundial e com isso muitas conseqüências no nosso ecossistema.






Felizmente há muita gente se engajando nessa causa, como o caso da minha amiga Flávia Moraes, jornalista, que mantém o blog
Cruzando Fronteiras, sobre o assunto. Também vejo que escolas e programas educativos em televisões com programação infantil falam muito sobre isso, ajudando a conscientizar as crianças. Mas é importante toda a família entrar nesta causa, com simples gestos: dividindo o lixo para facilitar o processo de reciclagem, não poluindo as ruas, plantando árvores. Estes são alguns exemplos.

Além do blog da Flávia, há outros sites bacanas que tratam sobre como ajudar o meio ambiente.



Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

Recicloteca

Programa Agentes Voluntários, do Ibama

Ecovoluntários, site que une preservação ambiental e ecoturismo

Click Árvore, programa de reflorestamento em que você só precisa participar no site para contribuir

Ambiente Brasil, portal sobre meio ambiente

Cempre, ong que se destina a realizar trabalhos de comprometimento com a reciclagem em empresas

Página do site Brasil Escola sobre ecologia


Um comentário:

Flávia Moraes disse...

Que orgulho! Citada no blog da Bianca, hein?
Senti a responsabilidade agora!
Mas meu blog também tem a pretensão de criticar ou relatar tudo que está errado no mundo: desde questões ambientais até direitos humanos e picaretagem política.
Adorei o teu blog também, Bi!
Tenho visitado sempre!
Bjão linda!