domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quando o prazer se encontra com o dever



obras de Guto Lacaz

Por acaso estava passando de estação na rádio e fiquei escutando a entrevista de Guto Lacaz no programa da Trip FM. Muito bacana ouvir o relato desse artista plástico, que formado em arquitetura e que transita por várias áreas da arte, de ilustrações a instalações artísticas, de esculturas a serigrafia. Ou seja, faz o que gosta e se diverte. E isso é o bom da coisa. Fazer o que se gosta, ter tesão no que se faz e se divertir com isso. Não é somente por que ele é artista e trabalha com arte, é porque ele eleva a sua criatividade à potência máxima, e materializa a sua imaginação, explora o que sabe fazer de melhor. O próprio Guto declarou na entrevista, que tentou ser arquiteto e não deu, tentou ser engenheiro e não rolou, e que não passava pela sua cabeça trabalhar com o que trabalha hoje, pelo simples fato que ele considerava que aquilo era uma grande diversão, um prazer que ele cultivava desde a infância. E é essa a idéia.


Essa entrevista me fez lembrar um ótimo filme que assisti na época da Bienal, chamado "901", criado pelos designers Charles e Ray Eames. Eles são considerados verdadeiros mestres do design, criaram tudo o que você pode imaginar, desde brinquedos, móveis com design moderno (incluindo uma cadeira que leva o nome deles), projetos arquitetônicos, projetos aerodinâmicos para aviões, e todo o tipo de consultoria, para a IBM, por exemplo. O estúdio do casal era um verdadeiro paraíso para quem gosta de ver um processo criativo, um grande galpão amplo, cheio de referências, com vários ambientes, uma enorme biblioteca, um grande acervo fotográfico e um simpático jardim no fundo, aonde eles costumavam almoçar, passar as horas de lazer e até montar as produções de seus filmes, entre eles "Power of Ten", que mostra a relatividade do tamanho do homem perante o universo, tudo em potências de dez.




O casal Charles e Ray Eames já faleceram, mas deixaram um grande legado de propostas interessantes e de uma vida intensamente criativa e em que eles parecem ter se divertido muito. É pelo menos o que ilustra o filme "901". Um exemplo inspirador, como o de Guto Lacaz, de pessoas que buscam fazer o que gostam, se divertindo e oferecendo ao mundo a contribuição de suas maravilhosas criações.






  cena de "Power of Ten"


escritório de Charles Eames

a cadeira Eames


Nenhum comentário: