sábado, 26 de fevereiro de 2011



Ontem eu tava passando pela Cidade Baixa e a José do Patrocínio tava fechada. Depois me falaram que tinha sido um atropelamento a alguns ciclistas. Hoje eu fui ver as imagens e foi algo realmente chocante, um motorista passando intencionalmente pelo meio do comboio de ciclistas que já há tempos circula pelo bairro, o movimento Massa Crítica, que tem como objetivo celebrar a biclicleta como meio de transporte e que sempre na última sexta-feira do mês se encontra no Largo Zumbi dos Palmares para uma bicicletada. Eu acho o movimento deles muito lindo e muito relevante, até porque quem toma essa atitude tem bastante consciência.

O problema é que quem circula de bicicleta por Porto Alegre enfrenta muitos perigos, pois não há uma ciclovia decente na cidade, somente uma de lazer, e não há uma conscientização dos órgãos competentes em fazer uma campanha ou um monitoramento, para que se respeite os ciclistas. Eu acho o trânsito de Porto Alegre muito louco, as pessoas estão sempre estressadas e acham que porque tem um carro tem preferência sempre. Só que o trânsito é dos pedestres, dos ciclistas, ou seja, se a gente vive em sociedade tem que ter isso em mente. E ciclista é condutor assim como um motorista, a bicicleta é veículo, isso tá no Código de Trânsito.

Enfim, o trânsito é uma representação da sociedade, e cabe aos órgãos competentes orientarem as pessoas, acompanharem essas manisfestações. Quem sabe agora haja isso, mas teve que acontecer esse fato lamentável.

Um comentário:

Marco Aquino disse...

Nossa Senhora! E eu que achava que nada mais me impressionava nessa vida. É increditável mesmo que uma irracionalidade destas tenha acontecido.