domingo, 24 de agosto de 2008

Acabou




















E a Olimpíada de Pequim chegou ao seu final, com um grandioso espetáculo de encerramento.















Enquanto assistia a algumas cenas, pensava que aquela festa já tinha sido válida pela celebração que envolvia o povo chinês, oprimido pelo seu governo, porém muito simpático e solícito.






















Contudo, é importante que se realize um evento de tamanha importância em um país como esse, pois todos os olhos do mundo voltam-se para aquele lugar e exibem a sua realidade, mesmo que tentem maquiá-la. A anistia internacional manifestou-se publicamente contra o governo da China, afirmando que a violação dos direitos humanos continuou sendo praticada, havendo perseguição e punição de ativistas que não haviam cometido nenhum crime, fora o massacre de monges budistas no Tibete e também o seqüestro de mendigos de Pequim para locais mais afastados do país. Divulgar esses abusos é ajudar o povo chinês a evoluir como nação.

















Mas o fim da picada mesmo foi o Comitê Olímpico Brasileiro se gabando da campanha do esporte brasileiro e distorcendo números para criar um relatório fantástico, que contribua para o delirante planejamento de Carlos Arthur Nuzman e sua turma de realizar os Jogos Olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro.


A atuação da delegação brasileira foi ótima e teve vários casos de vitória e superação, mas promover-se disso é oportunismo barato. Nossos atletas buscam seu caminho por seus próprios méritos e condições financeiras, o comitê olímpico brasileiro nada tem a ver com isso. E de uma forma muito linda, os atletas que ganharam medalhas olímpicas pelo Brasil, César Cielo e Maurren Maggi (nossa querida porta-bandeira) declaram que querem servir de exemplo para gerações futuras e vão de alguma forma trabalhar no esporte de base. É disso que precisamos a nossa gente cuidando do nosso talento.


Mas pelo menos o Nuzman nos adiantou que a preparação psicológica será uma preocupação na próxima olimpíada, em Londres.


Aliás, na mesma festa de encerramento chinesa, houve a convocação inglesa. Daqui a quatro anos, novos dramas, outros heróis, mais marcas e recordes a serem batidos, histórias de superação que começam a partir de hoje. Um gostinho do que vai ser essa próxima festa nós tivemos hoje, com a presença de Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, chegando e arrasando. David Beckham foi lá para dar o pontapé inicial.




Mr. Jimmy Page e Leona Lewis convidam a todos para em 2012 estarem em Londres. Até lá.

Nenhum comentário: