sábado, 30 de agosto de 2008

Deixem Caetano falar








Hoje, por acaso, descobri o blog do Caetano Veloso, que eu adoro desde sempre.

Acho ele um artista inquieto e genial, que mudou a música brasileira, mas claro que não preciso ficar dizendo isso, todo mundo sabe. Mas, às vezes, a sociedade parece que age com certo descaso com seus próprios ídolos, e acho que Caetano se posiciona com coragem em relação à isso, aliás, como sempre fez.





Em comemoração aos 50 anos da bossa nova, resolveu-se fazer um show temático reunindo dois gigantes como Caetano Veloso e Roberto Carlos cantando músicas deste movimento musical. A proposta do show é linda e muito convidativa, o próprio Caetano falou que curtiu tudo. Porém, o dia depois do show, conferiu as críticas da imprensa paulista e se desgostou da pobreza de espírito e de palavras. Resolveu desabafar em seu blog, obra em construção. Parece que cometeu um pecado.





Tendo um blog, Caetano não teria o direito de se expressar sobre um show que ele mesmo participou, e um outro lá foi de má vontade criticar? Nos comentários de seu blog houve um debate sobre se ele tinha ou não o direito de estar falando aquilo, até que um tal de leonardo resolveu em uma atitude revolucionária questionar: "- pô, mas só por que tu é caetano veloso, não pode ser criticado?"




E Caetano teve a coragem de responder e por a sua cara para bater para o anônimo leonardo, como faz com a crítica especializada, como fez com Lobão, como fez com a ditadura e com toda a sociedade e a cultura reacionária que o vaiava no Festival Internacional da Canção em 68.






Ah, Caetano, não ligue, você é maior que isso. E os comentários de blogs são bem vindos, mas não os responda, porque você só irá se estressar. Muitos blogueiros aliás sofrem com este dilema. Quando tomam conhecimento dos comentários, por vezes, infelizes, de seus leitores, dá a vontade de responder. Só sofre pressão quem teve competência para chegar e se estabelecer onde está, e você, com certeza Caetano, chegou em uma posição de destaque que desperta uma certa reação, na verdade sempre despertou, você até deveria estar acostumado com isso.





E eu adicionei o blog do Caetano nos meus favoritos. Quando ele está afim, arrasa no português. Eu estudei ele na faculdade, sua poesia concretista, ele e o Gil. Mas lendo o blog tirei o chapéu. Segundos-cadernos, show de concordância. E também me diverti muito com a porrada certeira. Obrigada Caetano, pela frase "...para fingir que sabe ser tão mau quanto um jornalista da Folha (embora, é claro, ninguém saiba, nem de longe, ser tão mau quanto um jornalista da Veja)"


Amei!!!!






Eu e o Nando vimos o Caetano em um show no Pepsi on Stage, cantando as músicas do disco mais recente, Cê. Ótimo, rockeiro, baladeiro, ousado e atual. Energia muito boa. O Caetano é o nosso popstar. É como a Madonna, está sempre se reinventando. E está ótimo assim.








Nenhum comentário: