quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O valor de quem valoriza o que é importante





Hoje vi uma pesquisa na Folha Online, em que foi apresentado o ranking das cem marcas mais valiosas do mundo. A campeã é a veteraníssima Coca-Cola, que aliás, repete o desempenho desde a primeira edição do estudo, realizado pela consultoria de marcas Interbrand em parceria com a revista americana "Business Week". Em segundo lugar, o destaque é a IBM, que desbancou a poderosa Microsoft para a terceira posição. Na editoria de economia da folha você pode ver a lista completa.



Mas esses índices só comprovam o que é muito óbvio. Essas empresas estão no topo porque já praticam um modelo atual e mais correto de gestão, marketing, logística e recursos humanos. A coca-cola tem como lema a expressão "viva positivamente", investe em programas de reciclagem e incentiva a preservação da natureza, e além disso também promove pelo seu instituto o programa de valorização do jovem para combater a evasão escolar e vários projetos sociais que são beneficiados por quem comprar na loja coca-cola brasil. Na questão mercadológica está sempre envolvida em promoções; como a parceria com a Avon, e a grife de roupas Clothing. A Coca-Cola resiste ao tempo mas sempre permanece atual, jovem, ousada. não para de crescer.


A IBM é a empresa que comercializa equipamentos para informática, como softwares e hardwares tipo CPUs, monitores, notebooks e servidores. Seu estilo de recursos humanos é destaque, por permitir maior flexibilidade de horário aos funcionários e também por se preocupar em garantir benefícios trabalhistas a casais que constituem união estável, assim como a casais homossexuais. Toda a tecnologia da empresa está a disposição de seus funcionários, para que aprimorem seus conhecimentos e possam crescer junto com a empresa.






Conquistando de forma rápida o mercado dos softwares e da informática, a Microsoft consolidou-se no ramo por oferecer qualidade, compatibilidade e bom preço. Bill Gates construiu um império do nada porque soube ser persistente, fez parceria com as pessoas certas e quando chegou no topo, sabia que ajudar ao próximo era fundamental, tanto que sua empresa e ele mesmo ajudam várias causas humanitárias. Também sabe que sua equipe é que o ajuda a ser o que é, então a microsoft incluiu em sua prática o feedback de diretores e funcionários, ou seja, tipo uma avaliação. E o mais importante, é que o resultado desses feedbacks são utilizados para aprimorar a empresa como um todo e não para uma possível retaliação. Também foi criada uma agência interna que funciona como um financiador para os projetos dos colaboradores, assim como um estímulo para o funcionário não deixar a empresa. Outra prática é a estipulação do plano de carreira em cinco anos, discutidos uma vez a cada seis meses.


Acho o plano de carreira e a flexibilidade de horários pontos chaves da nova gestão de pessoas nas empresas modernas. O empresário, confiando em seu funcionário, pode lucrar mais, pois o empregado, sentindo que confiam no seu potencial, fica mais seguro para produzir bem. E o plano de carreira ajuda a estipular metas e a focar objetivos.


Outra coisa que também acho tudo no trabalho é o ambiente. Como é triste trabalhar em um ambiente tenso. E é outra coisa poder criar em um lugar aconchegante, com plantas, uma vista linda, janelas, circulação de ar, decoração bonita. Faz toda a diferença.


São só alguns detalhes, mas já mudam muito o dia-a-dia de quem trabalha. E tem muito mais outras coisas a se notar, analisar e discutir. Na verdade, as empresas deveriam deixar de querer serem robotizadas e tornarem-se mais humanizadas.






Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom. A Coca Cola é mesmo imbatível e discutir novos modelos de gestão é uma necessidade dos dias atuais.