
A Feira do Livro acabou e para tanta gente passou despercebida, para outros foi vivida intensamente, mas para mim ela foi marcante pelos encontros que me proporcionou. Eu conheci muitas pessoas talentosas, que foram tudo de bom na minha vida. Enquanto pesquisava, eu encontrei algo sobre uma dessas pessoas, o chefe dos fotógrafos que trabalhou na nossa equipe, o simpático Luis Ventura:
"Fotógrafo e cinegrafista, Luis Ventura divide o tempo entre as câmeras, a filha Giovana e as centenas de amigos. Começou a mexer com imagens em 1985, atuando em veículos de comunicação como a RBS TV, SBT, Bandeirantes e TVE, tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul. A fotografia entrou em sua vida em 1990, tornando-se profissão sete anos mais tarde.A perda de cabelos é diretamente ligada a experiência profissional. Com sua Cânon inseparável, Luis Ventura já clicou dezenas de eventos, tanto sociais como culturais. Entre eles, peças de teatro, shows de músicas e, claro, a Feira do Livro de Porto Alegre, da qual é fotógrafo oficial.Além de dar atenção total aos seus milhares (eles aumentam quase diariamente!) de amigos e conhecidos, herança dos tempos do curso de Relações Públicas da ULBRA (que ele ainda há de concluir), Luis Ventura ainda arranja tempo para expor seus trabalhos. Prova disso são as exposições Exemplos de Bem Viver, Educando com Amor e A Imagem e a Palavra. Essa última em parceria com o escritor gaúcho Caio Ritter, de quem é, imagine só, grande amigo."
(extraído do site artistas gaúchos)
O mesmo site também fala sobre nosso Patrono Charles Kiefer:


"Charles Kiefer é natural de Três de Maio (RS). Estreou na ficção em 1982 com Caminhando na Chuva, novela de temática adolescente que, em 16ª edições vendeu 100.000 exemplares, e recentemente ganhou nova edição pela Editora Ática, transformando-se num clássico da literatura infanto-juvenil. Em 1985 Kiefer ganhou projeção nacional com a novela O pêndulo do relógio agraciada com o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. Em 1993, com o livro de contos Um outro olhar e com Antologia Pessoal (primeiro lugar na categoria Conto), o escritor recebeu novamente dois prêmios Jabuti. Prêmio Altamente Recomendável para Adolescentes 1986, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, para o livro infanto-juvenil Você viu meu pai por aí?."
O texto do Charles Kiefer é algo primoroso, vale a pena ler. Ele escreveu até sobre a gente lá na Feira!
E a minha amigona e também colega, Marcela Mourão, deu palestra para alunos da Ulbra. Sabe tudo.
Olha essa imagem, que coisa mais poética. Foto do Bruno Alencastro
Que legal ver entre nomes consagrados, os talentos emergentes. E em breve mais nomes vão se destacar, vem muita coisa por aí, isso que é o bacana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário