Em tempos de final de novela popularesca e big brother, há algo na televisão aberta de qualidade para se assistir. A minissérie Maysa - quando fala o coração, é primorosa em seus detalhes e emocionante ao recriar a vida de uma das cantoras mais expressivas do Brasil. Pena que está na útima semana. Toda transmitida em tecnologia de alta definição, a atração está ousando ao mostrar em rede nacional a intimidade de seu próprio diretor, Jayme Monjardim, filho de Maysa, e inclusive falando abertamente de momentos tão polêmicos e conturbados da vida de ambos.

A verdadeira Maysa
Ninguém melhor para realizar esta série do que o próprio Jayme, que teve seus dois filhos interpretando o personagem dele, durante a passagem de tempo que há na história. " É um momento único pra mim, porém ficou mais difícil também na hora de gravar. Isso, porque ao mesmo tempo você faz a minissérie que é da sua mãe e ainda dirige os seus filhos... Tenho que me policiar muito em todos os sentidos", diz. "É preocupante dirigir a obra de uma cantora famosa e polêmica. Ainda mais sendo filho dela. Porque as pessoas logo pensam: 'Será que ele vai ser imparcial?' ", admite Monjardim, que afirma estar apavorado com tamanha exposição sobre a sua vida, entretanto conta que é muito bem resolvido com as lembranças que tem de sua mãe.
"Nós tivemos maus momentos, sim, mas depois a gente resolveu todos eles. E a minissérie mostra isso. Então, as lembranças só são boas, eu não tenho recordações más ou ruins. Claro que passei por instantes difíceis. Mas ela passou por outros milhões de vezes mais difíceis. Tenho certeza de que a energia dela é superpositiva e pra mim só ficaram coisas boas. Por mais que tenham havido situações tristes, profundas ou desesperadoras, o que fica realmente é aquela imagem de uma mulher que lutou muito pra ser feliz e é isso que importa."
Nas gravações em Veneza, Monjardim também atuou de câmera. Na foto, os atores Larissa Maciel e Eduardo Semerjian em uma pausa para o almoço, enquanto o diretor confere as cenas gravadas

Jayme Monjardim em 1968, quando ainda morava com os avós maternos
Jayme Monjardim, Jayme Matarazzo e André Matarazzo, na festa de lançamento da série
"Sei que estou me expondo e me expus demais contando essa história na TV. E estou apavorado. Apesar de ser muito resolvido com o assunto sinto que é uma exposição que eu nunca tive na vida. Caramba! As pessoas estão sabendo um pouco da minha vida... É um lado humano da minha fragilidade exposta por ai! E, confesso, não sei como conviver com isso ainda. E algo novo pra mim." conta o diretor, que também afirma que está assisitindo a série com olhos de espectador, não de diretor. Para ele, a cena da reconciliação entre ele e sua mãe, ainda não exibida, foi a que mais o emocionou. "A cena final quando os dois fazem as pazes... É muito bacana! E o Jayminho deu um show, fez perfeito. Me enxerguei cem por cento nele. Foi muito real."
O diretor com Jayminho e Larissa, na cena de despedida
Monjardim inclusive acredita que foi direcionado por Maysa para a carreira que escolheu. Em 1979, dois anos depois da morte dela, devido a um acidente de carro na ponte Rio-Niterói, Jayme produziu um curta-metragem em homenagem a cantora. Depois de tanto tempo, e já um diretor consagrado, pode concretizar na Globo a idéia antiga de retratar a vida da mãe nas telas, projeto que segundo ele só se realizou com a presença de duas pessoas: Manoel Carlos, o escritor da história, que inclusive teve acesso a todos os diários e intimidade de Maysa, e a atriz Larissa Maciel, gaúcha, que interpreta muito bem a protagonista. Larissa se preparou durante 6 meses para viver a personagem, exibindo uma intensa preparação corporal. Embora tenha realmente cantado nas cenas, a atriz foi dublada pela própria voz de Maysa, demosntrando a total entrega da cantora em suas interpretações.
"A idéia foi adiante quando o Maneco (Manoel Carlos) topou escrever a história. Na verdade, foram dois momentos-chave: a entrada do Maneco e quando a gente encontrou a Larissa Maciel para o papel de Maysa. Foi um alívio tanto pra mim quanto para o Maneco, porque a gente não queria fazer a minissérie com uma atriz tarimbada, conhecida, pois acho que não daria essa veracidade toda. E o problema era: como é que iríamos encontrar uma pessoa com o olhar da Maysa? Foi assim... Devo muito esse trabalho a Larissa, não tenha dúvida disso."
Jayme Monjardim, falando sobre a concepção da série
Larissa interpretando Maysa em dois momentos distintos; abaixo a cantora na vida real
Nenhum comentário:
Postar um comentário