terça-feira, 5 de maio de 2009

Futebol e o imprevisível


O futebol está em alta por aqui e pelo Brasil todo. Inter tido como um dos melhores times brasileiros e indo de vento em popa na Copa do Brasil, o Grêmio avançando às oitavas de final da Libertadores e o Corinthians ganhando o campeonato paulista em grande estilo, fazendo com que ressurgisse o ídolo Ronaldo fenômeno e até o próprio clube, com sua imensa torcida apaixonada.

Esta segunda começou o curso Kick Off, realizado pela escola Perestroika, sobre o mundo do futebol, coordenado por Nando Gross e que teve uma aula inaugural toda especial, contando com a presença do professor Cláudio Duarte, que além de muito simpático, explicou toda a evolução tática através dos tempos, e também explicou a diferença entre plano tático e planejamento estratégico. Ótima aula.

Na verdade, Cláudio dissertou sobre as várias mudanças de posicionamento ao longo da história do futebol, mas no bate-papo com os alunos ficou claro que cada pessoa tem uma idéia pré-concebida sobre esse esporte; e o que difere esse conceito, segundo nosso prestigiado professor, é o contexto que que cada um está inserido, o que Cláudio chamou de cultura.

E eu fiquei ali, só ouvindo e aprendendo. E achei ótimo ter visto uma expressiva platéia feminina.


Neste fim-de-semana começa o Campeonato Brasileiro, com uma partida que vai ser bem badalada. No domingo, em São Paulo, enfrentam-se Corinthians e Inter, dois campeões regionais, mas o time paulista como conquistou o título no último domingo, só vem fazendo festa. Claro que eu não sou especialista de nada, mas acho que o colorado vai entrar em campo muito mais focado e apesar do jogo não ser fácil, é capaz de sair com sua primeira vitória. Porque o Ronaldo, apesar de ser um fenômeno e mostrar que pode superar qualquer adversidade, tudo está muito em clima de festa, cantando funk, atendendo a enorme demanda da imprensa que veio prestigiá-lo, e se encontrando com o Wolverine. Um pouco de concentração no jogo faz bem até ao Ronaldo. Mas ele faz gols, que é o que realmente importa para a torcida, então até agora está tudo bem.



Mas como o professor Cláudio Duarte disse ontem no curso, esse tal de futebol é mesmo um jogo imprevisível. E é isso que faz esse esporte ter toda a sua graça.









Nenhum comentário: