sábado, 13 de março de 2010

O show de abertura do Franz e o agito que isso provocou no rock gaúcho

Bem, terminou o suspense e já foram anunciadas as bandas que vão abrir para o Franz Ferdinand, e aqui em Porto Alegre, vai ser a Pública, e que bom, vai ser um espetáculo ótimo com duas bandas maravilhosas. Realmente acho que a decisão foi acertada e o momento é mesmo da Pública.


Mas até a produção do show finalmente escolher quem faria o show de abertura, muitas outras bandas foram cogitadas. A coluna Remix, do Paulo Germano mencionou cinco apostas que ele tinha feito para quem abriria o show, e acho legal falar mais sobre elas. De toda a lista do Paulo, na verdade eu vou falar aqui sobre as que foram mais comentadas e que são mais conhecidas, até porque há muitas outras bandas que estão se destacando, mas o colunista tem todo o direito de chamar a atenção para o que ele acha melhor, sem polêmicas.


Todas trazem nas influências o estilo Indie Rock, categoria na qual o Franz Ferdinand se enquadra, mas cada uma tem o seu diferencial. Aliás é bom ressaltar que essa seleção possibilitou que várias bandas ótimas divulgassem seu trabalho, mostrando como o cenário musical e acima de tudo rockeiro portoalegrense está muito rico atualmente.






Cartolas
Banda que apresenta um trabalho muito bacana desde 2003, já lançou um disco e é um rock mais fiel às referências do Franz, pelo menos era essa característica que a própria banda defendia em sua causa. É bem produzida, possui um site muito bacana e as músicas é claro, são ótimas.







Volantes
Apesar de estar conhecendo agora, achei o som deles muito diferente, bem melódico e o vocalista tem uma voz bem marcante. Pena que eles não tem nenhum vídeo ou clip, o que estou postando aqui é um show no Porão do Beco, mas disponibilizam o CD para download no site Trama Virtual, vale a pena ouvir.









Identidade
Uma banda mais experiente, desde 1998 na estrada, possui três discos lançados, e se há um aspecto em que a Identidade se destaca são os shows, sempre vibrantes e colocando o povo pra dançar, liderados pela performance cheia de atitude do vocalista Evandro Bitt.







Fenx
Dueto de electrorock, formado pela mega estilosa cantora Helga Kern e o multinstrumentista Guffo, a música deles é bem contagiante, com uma proposta moderna.

Nenhum comentário: