terça-feira, 18 de maio de 2010

Spirito Santo: uma marca com espírito rebelde e inovador

Inovação, transgressão, atitude, criatividade e rock n roll. Alfaiataria com alma. Esse é o conceito que a marca Spirito Santo carrega, desde que foi criada, há quatro anos. E tudo começou com a simples porém moderna proposta de desenvolver ternos com modelagem mais ajustada e que tivesse uma cara de rebeldia, uma verdadeira desconstrução da alfaiataria. São roupas que os irmãos Andreas e Frederico Renner Mentz resolveram criar para si mesmos, e que acabaram fazendo o maior sucesso. Eles já possuem três lojas em locais nobres da cidade, uma loja em Punta del Leste, participações em lojas multimarcas e planos cada vez maiores de expansão.



Lojas próprias - a de Punta del Este, a pocket store do shopping Moinhos e a do shopping Iguatemi



 

E a iniciativa deu muito certo porque esses irmãos, além de ter tido a visão de oportunidade do negócio, também se criaram em um berço tradicional da indústria têxtil. Eles são a quarta geração da família Renner, empresa que começou justamente no ramo da fabricação de ternos, com a fábrica RV, há mais de cem anos. Foi nesta fábrica que o administrador de empresas Andreas, 32 anos e o advogado Frederico, 29, começaram a preparar o embrião do que seria a Spirito Santo. Trabalharam bastante tempo na fábrica, para aprender sobre todos os processos envolvidos neste negócio, e durante as viagens que faziam para a Europa para pesquisar sobre novos tecidos, foi surgindo a ideia de fazer algo novo, diferente.



looks de coleções da Spirito Santo




E foi na fábrica de ternos da família que eles desenharam a primeira coleção da marca e logo se transferiram para a loja da Avenida 24 de outubro, um lugar que foi detalhadamente pensado para ser uma loja conceito. No lançamento da coleção, ficou evidente a relação que a grife sempre estabeleceu com algo que está intimamente ligado aos seus donos: a paixão pela música, divulgada com parcerias com bandas de rock gaúchas, como o primeiro show que promoveu o lançamento da primeira coleção.






Dois momentos de Fred como músico, tocando sua guitarra. Ele sempre tocou, já teve banda, já teve estúdio de gravação, e sempre manteve estreitas relações com a música e o rock.




Começou com um enorme show da banda Cachorro Grande em plena 24 de Outubro, depois com a Acústicos e Valvulados na segunda coleção, para em seguida se tornarem a primeira marca a colocar músicos para desfilarem suas roupas em um desfile de moda, na passarela do Donna Fashion, um fato que foi criado por eles, e defendido de forma categórica para a organização do evento, que depois que culminou em um estrondoso sucesso e ampla divulgação. Além dos músicos das bandas gaúchas que desfilam as roupas da marca, a Spirito Santo contou no Donna Fashion com as participações de Frejat e Lobão. Na útima edição, neste ano, eles trouxeram a Cachorro Grande para tocar na passarela.





A Cachorro Grande foi inclusive uma banda que cresceu junto com a Spirito Santo. Os primeiros ternos da banda foi feita ainda na antiga fábrica em que trabalhavam, de acordo com referências da banda. “A gente acompanhou eles, a primeira vez que a gente fez um terno pra eles foi lá na fábrica de ternos e a gente começou a desenhar, só que lá realmente a gente desenhava pra eles, sentava em uma mesa, eles traziam fotos, nos falavam de referências dos Beatles, a gente fazia reuniões e tentava adequar ao que a gente tinha na fábrica e naquele tempo eles moravam em Porto Alegre ainda, estavam começando, acho que o primeiro cd deles tinha sido lançado. E a gente acompanhou tudo, a gente foi crescendo junto”, conta Andreas. Atualmente muitos figurinos de bandas são confeccionados pela marca.



Show da Cachorro Grande na frente da loja da Avenida 24 de outubro, que marcou o lançamento da primeira coleção

 

Além de possuir uma linha casual e também de jeans wear, os ternos são realmente diferenciados, os trajes possuem um detalhado acabamento, e uma estética, como os próprios donos falam, de espírito jovem, como se pode notar nos ternos com aplicações de estampa, por exemplo. E apesar de admitir uma certa semelhança de seus ternos com o estilo mod, Frederico afirma que muitos profissionais utilizam a roupa mesmo como um uniforme de trabalho, como executivos que trabalham na bolsa de valores e advogados, mas há também quem, mesmo que tenha um estilo mais despojado, opte pela Spirito Santo na hora de usar algo mais formal. “Os publicitários por exemplo, quando precisam usar um terno, compram conosco, é um pessoal que quer se vestir de forma mais descolada”, afirma.



Andreas e sua família linda. Segundo ele próprio, a imagem que resume sua vida atual.



Porém a loja oferece opções para todos os gostos, o terno descolado, o terno clássico com uma modelagem mais moderna e a roupa casual. Também não há uma faixa etária específica, apesar da média de público estar nas faixa dos 30 anos, é cada vez mais comum o homem mais velho, na faixa a partir dos 50 anos, tornar-se um cliente assíduo, pois ele se preocupa com a aparência e com o fato de se vestir de uma forma moderna, porém social. “Nossos clientes são aquele cara que pratica esporte, malha, que é ligado em tecnologia, que curte música, e que precisa colocar uma roupa legal para sair na noite, que precisa se sentir bem. E é claro, que possui um espírito jovem”, diz Andreas.




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