quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Filhos não são brinquedos

Li hoje um ótimo artigo da Rosely Sayão sobre pais que fazem filhos de brinquedos. Parece crueldade, e é. São pessoas que colocam as crianças em situações humilhantes ou até perigosas, somente pela sua simples e egoísta diversão. Dia desses uma amiga minha me contou uma história de uma conhecida dela que todos os dias deixa a filha de dez anos toda engomada, cabelo esticado por duas chiquinhas laterais de cada lado, maquiagem(?), roupa impecável e salto alto(????).
Como se não bastasse toda essa parafernália em cima da menina, ela ainda é proibida de brincar, para não se sujar e não sujar os brinquedos, todos enfileirados e sem uso na estante. A menina passa o tempo todo triste e melancólica.
Claro que não é fácil criar um filho. Ninguém em nenhum momento disse que seria. Mas também deve ser difícil para uma criança agüentar as loucuras de um adulto, que deveria ser o sensato na relação.
Quem tem a capacidade de ser pai ou mãe deve obrigatoriamente ter a responsabilidade de saber criar essa criança e lhe dar todas as condições necessárias para que ela cresça saudável, feliz e amada. Criança não é brinquedo, é um ser em desenvolvimento, e precisa de um adulto equilibrado para lhe orientar ao longo da vida, e não uma criatura destemperada que a usa como playmobil.



Nenhum comentário: