segunda-feira, 27 de abril de 2009

Fênix



Ronaldo Nazário é um homem que prova aos brasileiros, dia após dia, a sua capacidade de renascer e se reinventar. Mesmo depois de ter se recuperado de duas cirurgias de joelho, de ter ganho uma Copa do Mundo em que também foi o artilheiro, mesmo depois de passar pelos melhores clubes da Europa, de ser conhecido no mundo todo e ainda depois de ter passado por um vexame público envolvendo travestis no Rio de Janeiro, Ronaldo dá a volta por cima e se consagra como um ídolo no Corinthians, quando todos os ridicularizavam e pouco acreditavam em seu sucesso.



A vida ensinou muito a Ronaldo. Cresceu de uma forma meteórica na carreira, se tornou milionário, celebridade internacional, teve várias mulheres lindas e famosas; mas também enfrentou perdas. Perdeu uma Copa que estava perto de ganhar, sofreu com o massacre da opinião pública, que questionou seu talento, sua capacidade de entrar em forma, sua vida pessoal.

Ronaldo foi se fortalecendo ultrapassando todos os obstáculos que a vida lhe impôs, e isso é o que faz um ser humano crescer de verdade. Ninguém cresce quando lhe protegem, quando lhe põem a mão na cabeça, quando você se enconde atrás de alguém ou de algo. Só se cresce quando se sofre. Quando a gente tem a coragem de enfrentar nossos próprios fantasmas. E quando a virada acontece, isso é mais recompensador do que qualquer outra vitória.



Ronaldo está feliz. Mais do que tudo, amigos, mulheres, amores, família, fama, dinheiro; o fenômeno está tranquilo, porque sabe que a maior vitória da sua vida ele já conquistou: a de cair, mas não ter nunca vergonha de saber se levantar.


Nenhum comentário: